domingo, 7 de abril de 2013

Se você está quebrando a cabeça querendo saber qual é a diferença existente entre o LNB e o LNBF vamos matar a sua curiosidade.
Se você não sabe o que é um aparelho e nem o outro, ele é aquele aparelho que fica na ponta da antena parabólica e se parece com um copo de cabeça para baixo nas antenas teladas e com um vidro de perfume grudado mas antenas offset.
Vamos primeiro às diferenças visuais entre um e outro aparelho que fica instalado na ponta da antena parabólica para fazer a ponte entre a antena e seu receptor de satélite.
LNB = Low Noise Block-down-converter (é o módulo amplificador de sinal que chega do satélite)
LNBF = é o Low Noise Block-down-converter com o Feedhorn embutido. Confira as figuras abaixo.
O feedhorn é basicamente um tubo de metal que orienta o sinal que é refletido pela antena para que ele se oriente para dentro do LNB da maneira mais correta possível.
Ou seja, o F da sigla LNBF significa que o aparelho já tem um Feedhorn embutido no seu corpo e não é necessário comprar o feedhorn para agregar ao aparelho enquanto o LNB necessita que se compre o Feedhorn separadamente.
O exemplo mais gritante do equipamento aqui no Brasil é o LNBF Banda KU para antenas focal point que vem de fábrica com o Feedhorn parafusado nele mas este Feedhorn pode ser retirado e colocado um outro Feedhorn nele se houver necessidade.
A vantagem do LNB é que pode-se colocar Feedhorn customizados conforme a necessidade da antena, o que acarretaria na melhora do qualidade e força do sinal captado.

Mas não é só isso, o LNB usual recebe sinal em apenas uma polaridade, vertical ou horizontal no caso da transmissão linear; direita ou esquerda no caso da transmissão circular.
Normalmente as polaridades vertical e direita operam em 13V DC e as polaricades horizontal e esquerda operam em 18V DC.
O usuário comum de satélite normalmente usa o LNBF Universal, que capta uma ampla gama de transmissões sem precisar se preocupar com o feedhorn e nem com as polaridades.



 Lnb sem o freedhor

Feedhorn para LNB pode ser comprado separadamente



LNBF já tem Feedhorn embutido




Read more: http://gps.pezquiza.com/apontamento-de-antena/diferenca-entre-lnb-e-lnbf/#ixzz2PnavGVRp

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube